Dicas para limpar cortinas ou persianas - WATERDRY

Dicas para limpar cortinas

As cortinas são uma das maiores acumuladoras de ácaros que a sua casa pode ter. Por isso, a limpeza e a lavagem delas são essenciais para não acarretar alergias às pessoas que possuem problemas respiratórios como asma ou rinite, por exemplo.

Daremos neste post dicas e tiraremos dúvidas de como limpar e lavar as cortinas e persianas da sua casa para evitar ao máximo o acúmulo de ácaros e poeiras. Lembramos que as cortinas devem ser lavadas pelo menos a cada 3 meses para não acumular ácaros.

 

 

como limpar cortina

 

LAVAR CORTINAS À MÃO

Lavar à mão é bastante trabalhoso, pois as cortinas são pesadas e grandes, mas é possível. Se você preferir esse método, utilize apenas sabão em pó, bicarbonato de sódio, vinagre e amaciante. Deixe as cortinas de molho no tanque por 40 minutos com sabão, bicarbonato de sódio e vinagre. Na hora de enxaguar, utilize o amaciante.

Para a centrifugação, indicamos que você utilize a máquina de lavar. O único alerta aqui é para que você não sobrecarregue a máquina com o peso das cortinas. Coloque uma cortina de cada vez, se for necessário. Depois coloque no sol para secar ou utilize a máquina de secar roupas, mas apenas para fazer uma secagem breve, depois é interessante você colocar estendido em um varal para não criar vincos ou amassar muito.

 

LAVAR CORTINAS NA MÁQUINA DE LAVAR

Depende do tecido é possível lavar as cortinas na máquina de lavar sim. Os tecidos mais pesados, porém, não são indicados, pois são muito grossos e podem danificar a sua máquina. Cuide também para não colocar tecidos muito delicados que podem rasgar ou encolher.
Utilize o ciclo da máquina para roupas delicadas ou com ciclo menos agressivo. Deixe de molho pelo menos 40 minutos, você também pode adicionar bicarbonato de sódio e vinagre na máquina durante o molho.

 

LAVAR CORTINAS EM UMA EMPRESA ESPECIALIZADA

É com certeza a opção mais indicada, pois as empresas têm a opção de lavagem à seco, entregam as cortinas passadas e sem amasso e sabem como ninguém deixar tudo cheirosinho. É claro que para tudo isso tem um investimento, porém é interessante você ir até a lavanderia e perguntar preços. Às vezes o trabalho todo compensa por pagarmos uma empresa especializada para fazer esse tipo de lavagem mais complexa.

 

COMO LIMPO OS ACESSÓRIOS?

Retire o pó com um espanador dos varões, trilho e argolas. Se precisar, utilize um pano úmido para fazer essa tarefa e deixe secar bem antes de colocar os acessórios no lugar.

 

limpeza de cortina

 

MANTER A CORTINA LIMPA

O máximo que dá pra fazer neste sentido é passar sempre aspirador atrás da cortina, caso ela arraste no chão. Não é indicado que você passe um pano úmido porque o tecido pode demorar muito pra secar e os ácaros amam umidade. Mas é a lavagem que realmente irá manter a cortina limpa.

 

 

 

como lavar cortina

 

LIMPAR PERSIANAS

A primeira dica é: não dobre as persianas. Portanto, você precisará limpá-las com bastante cuidado.
Para fazer a limpeza, utilize um pano úmido com um pouco de detergente, principalmente se o pó já estiver grosso em cada persiana. Se você já tem o costume de limpar regularmente ou recém instalou as persianas, utilize o espanador para retirar o pó e limpe com o pano uma vez por mês. As persianas são mais fáceis de mantermos limpas.